domingo, 26 de maio de 2013

3ª dica

E com o estudo surgiu o primeiro passo para iniciar minha produção, a criação de uma receita.
E comecei a moldar as quantidades de cada malte que queria, cada lúpulo e o fermento, mas dai surgiu uma dúvida:
-E como vai ficar o ABV (Alcohol by volume ou o percentual de álcool presente na cerveja)?

(na foto um densímetro instrumento utilizado para aferição da densidade do liquido)

E me deparei com as siglas OG e FG, que respectivamente significam Original gravity e Final gravity ou em português Densidade original e Densidade final, que dentro de determinados cálculos irão possibilitar o calculo do seu ABV.
Portanto hoje irei explicar como chegar ao seu ABV pretendido passando pela e explicação sobre OG e FG.
Quando adicionamos o malte moido a água denomina-se mosto, a extração dos açucares menores e maiores vai depender da rampa de temperatura (dúvidas cheque a 2ª dica) utilizadas nesse mosto, a extração dos açucares do mosto se chama sacarificação. São esses açucares e essas moléculas que irão definir seu OG. E geralmente uma cerveja com um alto OG tende a ser mais alcoólica e o OG é calculado antes e depois da fervura.
E após a inoculação da levedura, aproximadamente uns 4 a 5 dias o airlock (peça no fermentador que permite a liberação de gases sem a entrada de ar) irá parar de expulsar CO2, verifique a densidade final (FG), e essa densidade será sempre menor que a OG, pois os açucares fermentáveis terão sido convertidos em álcool e CO2. Essa será sua primeira amostra da FG. Após um ou dois dias verifique novamente e se tiver o mesmo resultado significa que sua fermentação chegou ao fim e você terá seu FG definitivo, podendo calcular seu ABV real.

Em seguida uma tabela que demonstra seu ABV através do seu OG e FG.








Curta nossa página no facebook www.facebook.com/cervejologia








4 comentários:

  1. Igor, a Confraria da Cerveja gostaria de parabenizar pelas postagens interessantes e inteligentes! Conte conosco para alimentar seu blog. Tríplice e Fraternal Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado por tirar um tempo para ler nosso blog, estamos aqui para agradar e engrandecer o conhecimento desse mundo cervejeiro!

      Prost!

      (vocês tem site?, abraços)

      Excluir
  2. Alguém sabe como reutilizar o barril heineken?

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Igor,
    Encontrei alguns modelos de densímetros no ebay, só não tenho certeza se a escala destes modelos é adequada para o calculo, segue os links de alguns modelos que encontrei:
    http://www.ebay.com/itm/Home-Brew-Wine-Making-Wine-and-Beer-Hydrometer-/400509365039?pt=UK_Home_Garden_Food_SM&hash=item5d4037eb2f
    http://www.ebay.com/itm/2x-ALCOHOL-HYDROMETER-FOR-MOONSHINE-WHISKEY-/281126401661?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item417470767d
    http://www.ebay.com/itm/ALCOHOLMETER-MOONSHINE-SPIRTOMETER-WINOMETER-TRALLE-ETHANOL-TEST-HYDROMETER-/110869200562?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19d051beb2

    Acha aconselhável usar algum destes modelos?

    ResponderExcluir