segunda-feira, 22 de julho de 2013

6ª dica

E ai pessoal, vamos tentar fazer da segunda um dia melhor. Hoje vamos falar da fermentação, o processo que segue a aeração e é onde os açucares serão transformados em álcool e CO2.

O que se sabe em geral da fermentação é que o processo gera álcool e CO2, mas este processo também proporciona a formação de aromas e sabores e também ocasiona a redução do PH.



Após a aeração do mosto, inoculamos a levedura (específica de acordo com o estilo de cerveja que estamos fazendo). As leveduras são basicamente divididas em 2 famílias, as Ales e Lagers, e o que as dividem são onde elas se concentram durante a fermentação.

As Ales possuem aromas, esteres e sabores mais complexos do que as lagers, as células das leveduras durante ea fermetação concentram-se no topo do fermentador o que gerou o nome cervejas de alta fermentação. A maior temperatura de fermentação (19-27°C) também aumenta a formação de álcoois superiores e ésteres (frutas brancas, temperos e condimentos, cantina, cortiça) geralmente as Ales são mais encorpadas.

As lagers geralmente são mais leves e de aromas mais simples, o que facilita o aparecimento dos aromas dos lúpulos e dos maltes (cereal, hebáceo, floreal e algumas frutas vermelhas), e durante a fermentação (4-14°C) se concentram no fundo do fermentador dai o nome baixa fermentação.

A fermentação é dividida em três partes:

1 - Respiração ou Lag Time: Nesta fase o mosto está com uma grande quantidade de oxigênio devido à areação (necessário para a reprodução da levedura), o fermento se multiplica por divisão celular até atingir a massa crítica, que conduz então para segunda fase, essa fase dura cerca 4-6 horas.




2 - Fermentação: Nesta etapa, o fermento inicia sua atividade catabólica, que consome os açúcares no mosto, transformando-os em CO2 e álcool e dura em média de 5 a 7 dias .
C6H12O6(glicose) -> C2H5OH (etanol) + CO2 + CALOR


3. Sedimentação - A levedura entra nesta fase quando o nível de açúcar começa a cair. O fermento começa a decantar para a parte inferior do seu fermentador formando sedimentos. É importante diser que o fermento decantado está dormente e não morto.

Então é isso galera, após a fermentação sua cerveja já é quase cerveja hahaha..Veremos também a maturação mas isso só no próximo texto.

Não deixem de curtir Cervejologia no Facebook 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário