sábado, 6 de julho de 2013

A arte de colecionar

Com o aumento da chegada de diferentes rótulos, o crescimento no consumo de cervejas “diferenciadas” e o surgimento de novas cervejarias nacionais, vem aumentando também o número de pessoas que colecionam itens cervejeiros como bolachas, copos, garrafas e/ou rótulos, latas, abridores e tudo que for relacionado a essa maravilhosa bebida.

O que muitos não sabem é que esse hobby é mais comum do que parece, há encontros nacionais e internacionais, ligas, clubes, páginas no facebook e sites especializados em sua venda.
Eu, por exemplo, “comecei” a coletar esses itens em 2006 durante a faculdade, quando ia a bares e coletava diferentes bolachas que achava. Porém só em 2011 que considero ter começado a colecionar tais itens, já que quando fui morar na Irlanda me vi em meio a um boom de marcas e diferentes modelos, lá coletei bastante coisa e quando voltei para morar no Brasil procurei grupos de colecionadores, depois grupos internacionais e continuo até hoje, com cerca de 3.000 bolachas, sendo +- 110 países.

Como há uma gama de itens tendendo ao infinito, os colecionadores acabam por criar certas “modalidades”. Nas bolachas por exemplo, chega uma hora que você tem que ter um foco. Conheço colecionadores somente de brasileiras, somente de uma marca nacional ou internacional, colecionador OCOC ( dos colecionadores de latas One Can One Country – uma lata por país, ou para bolacheiros tentar uma bolacha por país) quem colecione europeias, quem não as colecione. Eu por exemplo foco hoje em países diferentes e guinness, a qual tem vários grupos de interesse pelo mundo. Isso em bolachas, que dá para você arquivar em fichários e caixas. Imagina quem coleciona lata, garrafa? Tem que ter um grande espaço em casa para caber tudo. Para quem está começando 3000 pode parecer um grande número, mas não se assuste. Conheço colecionadores brasileiros com mais de 27000 bolachas e no exterior já conversei com colecionadores com cerca de 100mil bolachas.
 




 

Por aqui ainda enfrentamos certa resistência por parte de alguns donos de bares, cervejarias e afins. Enquanto nos EUA e Europa as empresas cervejeiras pensam em seus itens cervejeiros, cada vez mais como peças de marketing e expanção da marca. Lá quase imploram para que você as leve para casa, aqui ainda falta uma certa atenção a esses itens e pedir para levá-los para casa, parece um ultraje ao dono do estabelecimento. Lá fora, por ex, a Guinness chega a usar suas bolachas para participação de promoções, a Kwak (belga) tem uma série de bolachas ligadas a carruagens (acima), que servem de cartão postal, a Bud lançou recentemente uma série com bolachas com formatos de cada estado americano. Isso são apenas alguns exemplos de como esses itens recebem atenção maior no exterior. Outro fato interessante são os copos, enquanto aqui, geralmente se toma cerveja no copo do bar, lá fora os bares ganham copos das marcas de cervejas e servem as mesmas em seus copos especiais, gerando assim uma enorme gama de itens.

Para quem quiser quer saber mais sobre colecionismo de itens cervejeiros visite o site da Brasil Chapters (www.latas.org.br) ou Tcherveja (http://www.tcherveja.com.br/home.html). Para quem se interessa por trocas, há no facebook o grupo Liga Brasileira de Colecionadores de Bolacha. Para quem se interessar em compras sites como mercado livre, ebay, www.mundodacerveja.com, silviobeer.com. Para os interessados, de 2 a 4 de Agosto teremos a 14ª Convenção Brasil Chapter, informações e inscrições no site http://www.convencaobrasilchapter.com.br/.

Em breve traremos textos abordando cada um dos “setores” do colecionísmo. Bolacheiros, cocacoleiros, colecionadores de lata, rótulos, garrafas, copos e itens no geral.
 

Carlos Quintella, um dos maiores colecionadores de itens cervejeiros do brasil, produtor da Quinty Beer e proprietário do site mundodacerveja.com


 
Texto escrito por Igor Reis, nosso expert no que diz respeito ao colecionismo.

https://www.facebook.com/Cervejologia não deixem de curtir nossa página no facebook.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário