sábado, 31 de agosto de 2013

Receitas com Cerveja - BEEF AND GUINNESS


 Bom já que o blog fala sobre cerveja e beber comendo e até harmonizando é algo que muitos apaixonados por cerveja gostam, e como gordo que sou, começarei a escrever algumas receitas com cerveja para nossos cervejófilos.

 A primeira, é especial, será um Beef N Guinness. Um ensopado tradicional Irlandês. Essa será a primeira receita a ser colocado por eu ter começado a cozinhar mais quando morava na Irlanda, e ai como tinham vários dias que eu estava de bobeira, resolvi aplicar o ditado deles “once in Rome, do as the Romans do” (quando em Roma faça como os Romanos) e me lançar na cozinha Irish. Bom voltando a receita, ai vai a receita do Beef N Guinness para 7-8 pessoas.

 2 kg de carne de boi cortada em cubos médios (um pouco mais do que você faz para o Strogonoff). A carne eu prefiro Chã ou Peito por terem mais gordura, mas se você gosta de carne mais seca, pode usar patinho, 3 Cenouras cortadas em rodelas 1 Tomate grande cortado em cubos 2 cabecas de alho 1/2 Kg de cebola picada(gosto de usar misturado a Roxa e a normal ou aquelas cebolas pequenas). A forma que vai picar não importa muito já que vai cozinhar por +-2 horas e meia. 1 kg de batata (gosto de usar aquelas pequenas, só partir e cozinhar com casca mesmo).
 A batata para os Irlandeses é como nosso arroz e feijão para nós, se um dia visitar a Irlanda, não se espante se for comer um “PF” em algum restaurante Irlandês e te derem, purê de batata, bata soutê, batata frita, purê de batata com cenoura e outras opção de batata no mesmo prato.
 2 litros de caldo de carne (6 cubos de caldo de carne dissolvidos ou em água morna ou bata no liquidificador com água fria) 2 Latas de Guinness (pode usar outra Stout que tiver mais acesso, massss o nome já diz tudo) Farinha de trigo Azeite Sal e pimenta a gosto.

  Modo de Preparo: Ponha uma lata de Guinness para gelar e deixe a outra em temperatura ambiente. Quando gelar a primeira lata de Guinness, abra, ponha em um copo, e beba enquanto prepara tudo. Essa dica é extremamente importante para o sucesso da receita, afinal o melhor tempero é o empenho do cozinheiro.
 Após aberta a lata, pique cebola, alho, tomate, cenoura e batata. Jogue azeite na frigideira, adicione a cebola. Quando a cebola começar a dourar dê um gole em sua Guinness e adicione o alho, deixe o alho só dar uma fritada rápida na panela e adicione a carne (Se adicionar a cebola junto com o alho, poderá queimar o alho e literalmente amargar toda sua receita).
 Doure a carne, tempere com o sal, como ela vai perder água, aproveite e adicione o tomate, de uma rápida refogada, pegue a farinha de trigo, de uma salpicada na carne e misture, assim o caldo da carne vai dar uma engrossada e criar uma liga mais forte para o molho final.

 Após isso abra a 2° lata de Guinness (note que a quantidade de lata de Guinness usadas depende da gula do cozinheiro, portanto pode ser que nesse passo seja a 5° ou 6° lata, mas o importante é adicionar o líquido de 1 lata de cerveja na panela). Despejada a cerveja, deixe a carne dar uma cozinhada nesse líquido maravilhoso. Após uns 15 minutos, adicione os 2 litros de caldo de carne, a batata e a cenoura.
Nesse ponto é importante tomar cuidado com o sal. Se experimentar o molho provavelmente ele estará insosso, mas como o cozimento é longo a água vai evaporar e ai no fim você equaliza isso caso necessite de mais sal. Adicionado o caldo de carne, a batata e a cenoura, ponha para cozinhar em fogo brando por umas 2 horas e meia, deixe cozinhar de tampa fechada um tempo e no fim abra para reduzir o molho.

 Nesse período vá verificando o andar da carruagem, e caso note que o molho já está grosso e a carne em um ponto de seu gosto pode desligar. Diferenças de bocas e fogões podem fazer essas 2 horas e meia serem mais do que suficientes para uns e não suficientes para outros, em todo caso tem aqui um tempo de parâmetro.



 Enquanto esperam, sugiro um pão italiano cortado em tiras, para irem apreciando a evolução do molho, e descobri que uma Salvator (doppel Bock) cai muito bem com essa combinação. DICA EXTREMAMENTE IMPORTANTE: USE COLHER DE PAU, sim faz diferença. Se tiver um fogão a lenha, USE. Minha mulher vai me matar por essa dica, já que ela é nutricionista e abomina colher de pau mas uma boa IPA, com seu lúpulo, mata os microorganismos. Prato pronto, sirva e coma do jeito que quiser. Se sobrar molho guarde para um futuro macarrão. E não se esqueça, como o tempo de cozimento é longo, chame os amigos, compre boas cervejas, uns petiscos e aproveite esses prazeres da vida.


Igor Reis
 Slainte!

3 comentários:

  1. Extremamente apetitosa. Faço pratos para harmonizar com cervejas. Fiz um Suan (Corte Suíno) com Café Expresso, Canela, Cachaça e Guinness, ficou muito bom e harmonizou de forma espetacular com a Guinness http://migre.me/kAxx7.
    Um grande abraço e parabéns pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniel, boas receitas e boas cervejas não pode dar errado haha

      Excluir
  2. Show de bola cara...Adorei a receita.....toooooopppppp e ri muitoooooo..

    ResponderExcluir