segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BIRRA DEL BORGO - OYSTER STOUT



Em Junho de 2011 no Open Beer Festival na cidade de Roma na Itália a cervejaria artesanal italiana "Birra del Borgo" apresentou a sua Oyster Stout, ou seja um Stout produzida com a adição de ostras. A harmonização entre ostras e Stout pode parecer estranho aos menos experientes, mas é um clássico da harmonização geográfica que surgiu por volta de 1700. 

A primeira tentativa de adicionar ostras diretamente no mosto foi por meados de 1929, pelas mãos de um mestre-cervejeiro neozelandês. Mas o mestre cervejeiro do "Birrificio de Borgo" - Leonardo di Vincenzo - não satisfeito em replicar um extravagante Oyster Stout, além de adicionar quilos e quilos de ostras frescas com concha derivadas diretamente da Grã Bretanha por 30 minutos na fervura, ele também adicionou alguns quilos de berbigões do litoral romano. 

O blog Cervejologia aconselha a dar uma olhada no vídeo, que conta a interessante gestão da receita e o engenhoso mecanismo que introduz as conchas no tino de fervura. O resultado final é uma Stout produzida com 1,8% de ostras e 1% de berbigões. (parte 1 e parte 2)

No copo é praticamente negra, com uma espuma muito persistente cor beige, fina e cremosa.

No nariz é simples, mas muito limpa e elegante, conseguimos perceber café em grãos e peculiares notas de malte tostado.

Incontramos o mesmo cenário na boca, com a mesma limpeza e elegância; corpo médio, pouco carbonatada, dotada de uma maciez incrível no paladar quase que cremosa.

No final emerge bem presente, tons de salgado e salobra que interagem quase que em perfeição, seca, com o retrogosto amargo que renova os nuances de café, tostado e salobra. Teor alcoólico de 5.5%.

Cerveja Caracterizada por uma grande riqueza geográfica, histórica, um gosto limpo e deciso.

Cervejaria: Birra del Borgo
País: Itália
Estilo: Oyster Stout
Temparatura: 8-10 °C
Harmonização: Ostras, Mexilhões, moluscos em geral.


Um comentário:

  1. Ola pessoal, tenho interesse em importar alguns ingredientes de cerveja. Existe alguma legislação especifica ou barreiras? Abraço. Germano (enialdo.germano@gmail.com)

    ResponderExcluir