segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Quatro estilos cervejeiros incomuns, mas perfeitos para o verão!

Sendo a cerveja uma bebida, o seu consumo muda com frequentemente em a base as estações do ano. Não somente no volume de consumo, mas também das tipologias . É muito provável que com a chegada dos meses mais quentes os consumidores deixarão de lado  as cervejas mais alcóolicas e estruturadas, escolhendo estilos mais refrescantes. Mas se os leitores da Cervejologia estão a procura de alguma coisa diferente, saibam que existem estilos menos difusos que são perfeitos para os dias quentes do verão que está por vir, alguns exemplos...

KÖLSCH

Impossível não citar nesse post as Kölsch, as tiípicas cervejas de Köln (Colônia). Esse estilo é entre os (cada vez mais) raros estilos de alta fermentação ainda em vida na Alemanha, mesmo lembrando levemente uma Lager. São cervejas leves, refrescantes e equilibradas, com um final seco e frescos aromas herbáceos.

Nos últimos anos algumas interpretações (o nome Kölsch é protegido pela marca IGP) estão obtendo sucesso fora da Alemanha. Até mesmo algumas cervejarias brasileiras introduziram esse estilo na linha de produção (ex: Eisenbahn, Bamberg, ecc...)


                                                     CREAM ALE

As Cream Ales é um dos poucos estilos nascidos nos E.U.A. e talvez o estilo mais ligado a evolução da cultura cervejeira do país. Pelo nome conseguimos já entender que se trata de uma cerveja de alta fermentação, mas são consideradas cervejas híbridas. O motivo dessa particularidade deriva do pretesto pelo qual nasceram, ou seja, contrastar o crescente sucesso das cervejas de baixa fermentação, nao qual algumas cervejarias começaram a investir. As cervejarias que continuaram ligadas a produção de Ales, tentaram não ficar pra trás procurando propor algumas cervejas parecidas, mas de alta fermentação. A solução? Adotar técnicas produtivas típicas de Lager mesmo não sendo.

As Cream Ales são cervejas frescas, parecidas organoléticamente as Kölsch alemãs, mas podem conter arroz ou milho.


LAMBIC E DERIVADOS

Muitos estilos de verão fazem do amargor o seu ponto de força para se tornarem refrescantes, mas o ácido pode ter esse efeito também. E se estamos falando cervejas ácidas , claramente não podemos eixar de citar as Lambic, Kriek, Gueuze e por ai vai...Trata-se de produções de fermentação espontânea típicas da região de Pajottenland, região belga conhecida principalmente por esse motivo. Se os leitores da Cervejologia conhecem esse estilo e gostam de cervejas ácidas (coisa rara), vocês concordam comigo que esses estilos ácidos são os estilos mais refrescantes nos dias de calor intenso.

                                                       
 GOSE

Se vocês gostam das Weizen alemãs mas estão enjoados desse estilo, porque não conhecer essa variação típica da cidade de Leipzig? Mas atenção, porque as Göse não são cervejas fácil aproximação: porque além de uma percentual de trigo (como as Weizen), esse estilo na receita tem a adição de sal, coêntro e lactobacilos, ou seja, são cervejas levemente ácidas, levemente salgadas e muito temperadas, que talvez aos paladares menos treinados podem parecer agressivas. Mas na realidade é um estilo tanto raro quanto intrigante, e consegue esposar como poucos estilos a sua leve acidez com os dias quentes de verão.


No Brasil pouco tempo atras a Cervejaria Abadessa do Rio Grande do Sul, produziu a primeira Göse do Brasil.

E vocês, quais desses estilos escolheriam? Ou qual vocês acham que poderia agregar essa lista?

Cheers!
Doug

Um comentário:

  1. A Göse tem origem em Goslar, uma charmosa cidade alemã, no norte aproximadamente 150km de Hanover. Contudo é popular em Leipzig.

    ResponderExcluir