segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Beer Experience parte 2

Seguindo a linha de acordo com os stands, me deparei com a galera da cervejaria Urbana (SP). Cervejaria que se iniciou com os trabalhos de André Cancegliero, que como muitos outros largou seu emprego formal em um banco e decidiu que sua satisfação não estava no banco e sim nas cervejas, e passou a fabricar suas cervejas adicionando no final uma pitada de humor na hora de nomea-las.



E assim nascia a Cervejaria Urbana, que de acordo com os sócios Alan Gregor e Pedro Porto, tenta hoje associar a receita da boa comida e da boa bebida para manter seu Brew Pub e sua marca em crescimento visando sempre à qualidade e a irreverência. E outros pontos ressaltados pelos sócios foram de que o processo da legalização de algumas cervejas (conseguir o MAPA) vem sendo muito difícil mas esse é o caminho para o crescimento, o aumento da linha de cervejas e suas diferentes receitas e se você estiver em São Paulo procurando alguma coisa diferente dá uma passadinha na Urbana, que dentro de levas de cem litros saem sempre novidades exclusivas da casa.

Andando mais um pouco nos deparamos com o stand da importadora Beer Maniacs, que entrou no mercado como importadora de barris para as micro cervejarias brasileiras mas com o tempo começaram a importar suas primeiras marcas devido ao apreço por boas cervejas.

As primeiras três marcas a virem para o Brasil por meio deles foram a Damm(espanhola), Meantime(inglesa) e a escocesa Harviestoun, que trouxe a oportunidade de também representar marcas brasileiras como a Way, Walls e Diabólica. Seguindo o papo, falamos da grande perspectiva de crescimento do mercado brasileiro e a visão da marca de 10% do mercado nacional que hoje é um objetivo falado pela maioria dos envolvidos no mundo das cervejas premium.

Voltando na segunda linha nos deparamos com uma das maiores Micro-cervejarias brasileiras, estou falando da Colorado, que carrega em seus rótulos variações de desenhos de seu famoso urso.



Em conversa com os representantes no stand, nos foi coitada de modo breve uma história que já não é tão curta. A colorado iniciou seus trabalhos em 1995 com as suas pesquisas e assim seguiram para sua primeira criação que seria lançada em seu Brew Pub, que após algum tempo contaria com 8 estilos diferentes de cervejas, mas nessa época o mercado ainda não aceitava muito bem essas cervejas, tornando seu consumo difícil e após algum tempo eles chegaram a conclusão de que o BrewPub não era seu objetivo e fecharam o mesmo, e partiram para a abertura da fábrica, onde os rótulos poderiam ser destribuidos segundo seu consumo e também aumentando seu reconhecimento em diferentes localidades.
E assim começou a caminhada da Colorado como cervejaria, que primava por mantar sempre a diferenciação do mercado nacional e segundo as palavras do representante no stand "nunca vai sair da Colorado uma cerveja sem um ingrediente brasileiro" o que é uma das características marcantes das cervejas da marca.
Também foi abordado história do nome Califórnia, que era o apelido dado à cidade de Ribeirão Preto mas devido aos moradores locais esse nome foi trocado para Colorado mantendo o urso como simbolo da marca.
Atualmente a Colorado conta com uma produção de 120Mil litros e já exporta suas cervejas para a França e para os Estados Unidos e vem contando com uma grande aceitação em ambos mercados, e a demonstração de seu crescimento atual é a atual medalha no concurso Mondial de la Bière  que ocorreu na frança.

E assim foi a segunda parte do texto.. ainda tem bastante noticia novidade e papos legais, sei que já se passou um tempo do evento mas mesmo assim toda experiencia é bem vinda!











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